22/11/2021
Você chegou aqui em busca de entender o que é gestão do tempo e como fazer para otimizar a sua rotina de trabalho, tornando-se mais eficiente?
O tempo é realmente um fator desafiador. A equação de ter muito trabalho para executar e poucas horas para entregar é uma conta exata na vida da maioria das pessoas. A sensação é de que o trabalho remoto agravou ainda mais esse problema, não é mesmo?
Afinal, além da rotina diária de trabalho existe a vida pessoal. Estudos, academia, amigos, família e etc. Estabelecer uma rotina pessoal e profissional saudável e equilibrada parece difícil em apenas 24h por dia.
A boa notícia é que existe jeito para tudo e quando o assunto é gestão do tempo, precisamos entender um pouco do seu significado para então colocá-lo em prática alcançando os objetivos propostos.
Gestão de tempo é a adoção de técnicas de organização para otimizar o tempo de execução e conclusão das tarefas diárias. É um processo prático para equilibrar todas as demandas do dia e conseguir executá-las com eficiência e qualidade, obedecendo os prazos de entrega, sem atrasos
Parece um sonho, mas é possível. Existem técnicas eficazes para equilibrar todas as atividades. Acompanhe nossas dicas:
Existem algumas técnicas eficazes para otimizar o tempo. Elas estão associadas não apenas ao tempo de execução, mas também à qualidade das entregas. O grande objetivo é gerar eficiência no fluxo de trabalho, deixando a rotina saudável e organizada.
Parece óbvio, mas é muito importante e não deve ser deixado de lado. O planejamento é essencial para todas as áreas profissionais. Com ele você consegue ter visibilidade de todas as atividades que precisar executar.
Ao montar seu planejamento você deve pensar nos seguintes itens:
Com o planejamento das atividades em mãos, você terá visibilidade do que é prioridade de acordo com os prazos de entregas.
Lembre-se de verificar o tempo de execução para cada atividade e quem são os responsáveis, só assim você conseguirá manter o prazo e não atrasar suas entregas.
Todo processo de produção possui etapas, normalmente elas são definidas em: Fazer – Fazendo – Revisão – Conclusão.
Etapa Fazer – é o momento em que você lista todas as atividades que estão na etapa inicial e que ainda não estão em execução.
Etapa fazendo/em andamento – aqui você já iniciou a execução e está produzindo.
Revisão/validação – esse é o momento de revisar o que você fez. Aqui você pode fazer melhorias e ajustes necessários para aumentar a qualidade da sua tarefa.
Conclusão/entrega – Você finalizou e já pode realizar a entrega da sua tarefa. Faça isso com cada uma de suas tarefas e siga esse processo do início ao fim.
O marketing digital, por exemplo, é uma área multidisciplinar. Existem tarefas que precisam ser realizadas de maneira isolada, de acordo com a expertise de cada profissional, e que no final se complementam formando um projeto único. Vídeos, imagens animadas, dicas, artigos para blog, sites, entre outros projetos demandam a necessidade de uma equipe com diferentes profissionais e especialidades.
São diversos profissionais executando tarefas complementares. Designers produzem imagens, layouts de sites, vídeos, enquanto redatores pensam nos temas, produzem os textos e os briefings para os designers produzirem peças que se conectem com a totalidade do projeto.
Com certeza, fazer a gestão de tempo das tarefas e entregas da área de marketing digital pode ser um desafio. É por isso que seguir um processo de gestão de tempo faz toda a diferença tanto para a qualidade do trabalho, quanto para o cumprimento dos prazos.
Um exemplo prático disso é a execução da produção de conteúdo para as mídias sociais. De maneira bem simplista, a tarefa completa de produção de conteúdo contém:
Todo esse processo da produção à conclusão precisa ser dividido em etapas, pois são realizados por dois profissionais diferentes: o copywriter, também conhecido como redator, o designer, além do especialista de tráfego pago.
Desta forma, se você não possui uma equipe completa para a execução de cada atividade, o processo de gestão de tempo pode ficar comprometido e aí vale avaliar a inclusão de uma agência de marketing para otimizar os processos operacionais internos.
Além disso, para contribuir na gestão de tempo na área de marketing digital, existem ferramentas online importantes.
Agora é só colocar essas dicas em prática e sentir a diferença na produção das suas atividades. Você vai notar que está produzindo muito mais em menos tempo sem perder a qualidade nas entregas.
Porém, é preciso tomar muito cuidado para não confundir falta de gestão do tempo com procrastinação.
Se você já tem todo o processo de gestão de tempo bem definido, possui uma equipe dedicada, consegue ter visibilidade de suas tarefas e mesmo assim atrasa os seus prazos, talvez o problema nãos seja mais o tempo e sim a sua iniciativa.
Muitas pessoas são consideradas procrastinadoras. Elas sabem que precisam realizar atividades, mas sempre deixam para depois.
Aumentar prazos e nunca concluir tarefas é uma característica comum do procrastinador. Se você se identifica com esse tipo de comportamento leia nosso post: Como não procrastinar – 5 dicas para evitar a procrastinação.