18/11/2021
Você já imaginou que um dia iria encarar o anúncio de uma marca como um entretenimento e diversão? A prática de transformar anúncios em conteúdos interativos já começou e faz parte das tendências de marketing digital para 2022, direcionando as principais ações tanto para as marcas consagradas, como para as novas.
Pesquisas identificaram que o entretenimento tem o poder de aproximar as pessoas e isso ajuda a gerar mais oportunidade para as marcas, com uma jornada do cliente mais natural e conectada com diferentes públicos.
Você vai conferir a seguir que o foco das tendências de marketing digital para 2022 estão diretamente ligadas ao comportamento humano e no uso da tecnologia para criar interação com relacionamento duradouro entre cliente e empresa.
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Quando falamos em tendências, estamos diretamente ligados aos dados. Atualmente, já conseguimos perceber, por meio de diversos estudos da área, que os consumidores estão engajados e conectados ao mundo virtual mais do que nunca.
Quem chegou em 2020 sem usar as facilidades da internet foi forçado a se adaptar durante a pandemia. Seja para sobreviver comprando ou vendendo, os acessos as plataformas digitais crescem cada vez mais.
Segundo o 44º Webshoppers, estudo realizado pela Ebit | Nielsen, cada vez mais as pessoas compram online e buscam informações nas redes sociais.
No ano de 2020 as pessoas gastavam aproximadamente R$ 438 com compras pela internet. Já no primeiro semestre de 2021 houve aumento de 22%. O ticket médio subiu para R$ 534.
Baseado em dados como esses, confira as principais tendências do marketing digital para o próximo ano:
Além do entretenimento, consumidores têm cada vez mais utilizado as redes sociais para buscar os produtos que precisam.
O estudo Webshoppers apontou que 30% das buscas relacionadas ao departamento de vestuário, como roupas e calçados, acontecem nas redes sociais, como Facebook e Instagram.
Essa tendência demonstra a importância para as empresas marcarem presença e investirem nessas mídias para serem encontradas e aumentarem as vendas.
Não é só vender. A necessidade do momento é estar cada vez mais conectado com as pessoas. Nesse sentido, uma das principais tendências é o Social Selling, dinâmica de se relacionar com o público para depois vender.
As empresas devem focar em conteúdo que amplie o relacionamento e o engajamento do público que está presente no Instagram, Facebook, TikTok, Youtube, entre outras redes sociais.
Os conteúdos devem estar relacionados com suas estratégias de venda, definidas de acordo com a experiência de compra do seu público. Porém, você precisa oferecer um conteúdo que seja capaz de gerar interação e relevância para sua marca.
Um exemplo prático são as chalanges, desafios criados em formato de vídeo que promovem a participação do público. Outra maneira é oferecer dicas práticas para solucionar problemas do dia-a-dia do seu público. Ou seja, você encaminha seu consumidor a olhar para seu produto de forma sutil.
Um dos dados relevantes dentro das mídias sociais é que a maioria dos usuários não se importa com os anúncios e até gosta de aprender mais sobre um produto ou marcas novas.
Segundo a pesquisa “Estudo sobre Autenticidade”, conduzida pela Nielsen e encomendada pela plataforma TikTok, 67% dos usuários da rede não se importam com os anúncios, desde que eles sejam divertidos.
Ainda, 76% demonstraram estarem abertos para serem impactados por anúncios sobre novos produtos e 72% querem aprender mais sobre o produto ou marca anunciados.
Focar em anúncios interativos, divertidos e com informação é tendência para divulgar produtos nas redes sociais.
A mesma pesquisa apurou que um em cada três entrevistados comprou algo que não considerava após ser impactado por anúncios e 72% dos usuários afirmaram que participaram de tendências criadas por marcas.
Sabe o que é mais interessante?! É que essas tendências motivam as pessoas a criarem conteúdos próprios fazendo que seu produto tenha um maior alcance.
Aliás, os conteúdos criados pelos seus seguidores e relacionados a sua marca é outra tendência para 2022. Apostar nos influenciadores tem demonstrado vantagens para as empresas. Veja:
Esse termo “User Gemerated Content (UGC)” significa conteúdo gerado pelo usuário, em português. É uma tendência que já está presente e continua nos próximos anos. Ele é capaz de engajar audiência e gerar autenticidade para um produto, serviço e marca.
O personagem do UGC são os influenciadores, pessoas reais que testam produtos e serviços como uma pessoa comum. Eles colocam suas opiniões de forma verdadeira e convencem seus seguidores, que se identificam com eles.
Segundo o Manifesto do Influencer Marketing, 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais ao invés de personalidades e pessoas famosas. Ou seja, os seguidores de um influenciador se identificam e confiam nele e são impulsionados a ação de compra.
Outra pesquisa também mostra esse comportamento como um fator positivo. Consumidores ativos nos canais das marcas promovem crescimento de 30% no engajamento, segundo o estudo global “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”, realizado pela Deloitte.
Sem dúvidas, de acordo com as suas estratégias, os influenciadores podem te ajudar na missão de gerar engajamento e aumentar as vendas em 2022.
Uma outra tendência forte para o marketing digital em 2022 está relacionada a presença da empresa tanto no mundo real como no virtual. Ou seja, deve estar presente em diferentes pontos de contato com o seu cliente, tanto online como offline. Essa prática é denominada Omnichanel.
A tendência Omnichannel é uma estratégia de integrar todos os canais utilizados por uma empresa. Desta forma, o consumidor encontra e se relaciona com a empresa da maneira que quiser. Seja por WhatsApp, Telemarketing ou presencialmente.
O Omnichannel é a evolução do conceito multicanal, tendo como suporte a inteligência artificial para promover uma interação pessoal, prática e eficiente de acordo com a Jornada do Cliente.
O uso da inteligência artificial também deve estar presente no uso do comando de voz e assistentes virtuais.
De acordo com o estudo da Juniper Research, transações realizadas por comando de voz estão em crescimento.
A expectativa é que movimente US$ 4,6 bilhões até o final deste ano, com a possibilidade de alcançar US$ 19,4 bilhões até 2023.
O estudo aponta ainda crescimento de 50% no uso de assistentes virtuais inteligentes até 2023.
Outro dado tendencioso e que guiam as ações de grandes empresas do universo digital, como a Meta (Facebook) e a Microsoft, é sobre o mundo dos games.
Segundo o relatório Global Video Gamer Segmentation, 3 bilhões de pessoas jogam vídeo game no mundo. O Vale do Silício defende que a nova geração se comporta como se estivesse em um jogo de vídeo game.
Baseado nos Games, a tendência do futuro é o Metaverso, um novo mundo interativo do universo virtual.
Assim como num jogo de realidade virtual, logo nossas atividades diárias serão realizadas virtualmente. Poderemos nos teletransportar para o Metaverso e lá vamos acessar diferentes ambientes do dia-a-dia.
Sem sair do lugar vamos poder ir até a academia, passear no shopping ou ir trabalhar. Vale deixar esse assunto no seu radar 😉.
Leia também: Facebook anuncia Meta como novo nome para a empresa
Como você pôde perceber, as tendências de 2022 tomaram como base dados de estudos relacionados a internet. Isso quer dizer que contra fatos e dados não há argumentos.
Então, se você ainda não possui ferramentas analíticas para suas ações de marketing, é importante pensar no assunto. Elas são necessárias para guiar suas ações futuras.
Porém, além de utilizar ferramentas analíticas é necessário contar com uma equipe de profissionais que saibam usar essas informações de maneira correta com estratégias bem definidas, de acordo com os objetivos de cada negócio.
Caso sua equipe interna seja reduzida e você tenha necessidade de realizar novas ações digitais, uma maneira mais simples para iniciar esse trabalho é por meio de uma empresa terceirizada.
As agências de marketing digital são ótimas opções para focar as atenções nessas ações. Precisa de ajuda? Aqui na CRP Mango podemos te ajudar a traçar quais tendências podem ser positivas para implementar em suas estratégias.
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